conversas fiadeiras “à flor das águas”

Em 2022, no processo de criação do espectáculo “à flor das águas”, o Teatro Estúdio Fontenova realizou 6 caminhadas e conversas e 2 performances em espaço público, para criar momentos de contacto e partilha com o público e a população que habita ou trabalha na cidade de Setúbal.

Conversámos e reflectimos sobre a cidade, as vivências, opiniões e boas e más memórias que temos sobre ela. Em cada dia fizemos uma pequena caminhada de observação e reflexão, com partida às 16h, e no ponto de chegada uma conversa. Os resumos destas seis conversas e as fotografias das duas performances ficaram registadas no “diário de bordo”, em estreito diálogo com sete pequenos textos de diferentes pessoas ligadas à cidade e ao tema deste projecto, fotografias de ensaio, a dramaturgia do espectáculo e um prefácio que conta em detalhe de onde vieram estas ideias e o que pretendemos.

O livro pode ser lido aqui em pdf, ou podem comprar a versão impressa (com boa encadernação e mais agradável de ler e folhear) por 12€, através do nosso e-mail (teatroestudiofontenova@gmail.com).

Programa das conversas

5 de Março

Partida: Junta de Freguesia do Sado Chegada: Parque infantil do Bairro da Sapec, Praias do Sado O que são as periferias da cidade? Como as indústrias configuram o espaço?

12 de Março

Partida: Escola Básica Nº9 – Casal das Figueiras Chegada: Associação de Moradores do Casal das Figueiras – Casarão Qual o papel das coletividades no espaço da cidade? Que histórias e vivências das habitações?

19 de Março

1º exercício performático criado para espaço público: Largo de Jesus. Início às 18h, duração aproximada 20min

2 de Abril

Partida: Largo da Fonte Nova, junto à estátua de Mariana Torres Chegada: Praça de Bocage (debaixo da nova pala) O que é o centro da cidade? Estar, criar, consumir, privatizar?

3 de Abril (17h)

Partida às 17h: Jardim da Beira-Mar (Jardim Engenheiro Luís da Fonseca) Chegada: Parque Urbano de Albarquel Espaços naturais, conservar ou cuidar? Espaços urbanos e naturais, que co-existência? (Esta caminhada e conversa estava agendada para 20 de Março, mas foi adiada devido ao clima)

10 de Abril

2º exercício performático criado para espaço público, em praia a anunciar Início às 17h, duração aproximada 20min

16 de Abril

Partida: Junta de Freguesia de S. Sebastião Chegada: Bela Vista – travessa entre o Pátio da ACM e o Pátio do Labirinto Quais os trajectos de quem habita? Que cruzamentos, acessibilidades, circulações e mobilidades?

23 de Abril

Partida: Jardim Multissensorial das Energias, à entrada Chegada: Miradouro de S. Sebastião (Fontainhas) Sentir, integrar, usufruir, apropriar? Reinvindicar, ocupar, imaginar, projectar?

Ver folheto em pdf