XI Festa do Teatro (2009)

Instagram | Facebook

De 22 de Agosto a 5 de Setembro,

A Festa Faz-se!

Do teatro à música, passando pelas curtas metragens, oficina de teatro, debates, espaço do conto, aos espectáculos de sala e de rua, formas artísticas emergentes e de natureza pluridisciplinar, a XI Festa do Teatro continua a ser um interlocutor entre os artistas e a comunidade, potenciando hábitos de fruição cultural, continuando a apostar na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica, assim como, na divulgação de novas práticas.

Este ano inclui no Festival, uma Oficina de Teatro “Educação para a Cidadania e Inclusão”, oficina esta que está a ser desenvolvida por formadores do Teatro Estúdio Fontenova em parceria com o Teatro Vivo (S. Roque do Pico – Açores), promovida em regime de Residência Artística com jovens de Setúbal e da Ilha do Pico, apoiada pela Câmara Municipal de S. Roque do Pico e pelo Centro Regional de Solidariedade e Segurança Social de Setúbal.

Também este ano se inicia um novo espaço, Espaço do Conto, “Narrador, narra-me uma narrativa… “

O Festival de Teatro “Festa do Teatro” continua a ser um momento cultural de relevo na cidade de Setúbal que se vai afirmando sempre e cada vez mais como um acontecimento que proporciona, ao público autóctone e aos visitantes, momentos de verdadeiro divertimento, de enriquecimento e de crescimento intelectual, no qual o teatro assume o papel de dinamizador de redes de difusão, permitindo a interligação de experiências e a movimentação de espectáculos de carácter profissional.

A cultura é fundamental para a criação de identidade e para o desenvolvimento económico e social da sociedade, sendo, pois, uma aposta valiosa, na qual se insere a Festa do Teatro pelo seu contributo na formação de novos públicos e na consolidação dos já existentes. Além disso disso, a cidadania também se constrói através da Arte e, neste caso, do Teatro.

Um dos objectivos deste Festival é também manter uma programação eclética e diversificada, privilegiando o nacional sem descurar a participação estrangeira.

(…) Vendo o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, géneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida.

Teatro não pode ser apenas um evento – é forma de vida!
Actores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma! (…) Augusto Boal


PROGRAMA
22 de Agosto a 5 de Setembro 2009

AGOSTO

Dia 22 19h> Salão Nobre> Sessão de Abertura – Teatro Estúdio Fontenova
22h> Claustros do Convento de Jesus> Uma Rampa para ti – Fiar – Centro de Artes de Rua de Palmela

Dia 23 22h> Auditório José Afonso> Humanum Fatum – PIA – Projectos de Intervenção Artística.

Dia 24 22h> Escola Sebastião da Gama> Oro8oro – Teatro Estúdio Fontenova

Dia 26 22h> Escola Sebastião da Gama> Le tour du monde en 80 voix – Khalid K, França

Dia 27 22h> Clube Setubalense> Mostra de Curtas-metragens – Experimentáculo.

Dia 28 22h> Escola Sebastião da Gama> Cafundó – Onde o Vento Faz a Curva – CIA D’Artes do Brasil

Dia 28 22h> Cine Teatro – S. João /Palmela > Le tour du monde en 80 voix – Khalid K, França

Dia 29 19h |21h | 22h30> Praça do Bocage> Luto Clandestino – Teatro O bando

Dia 30 22h> Clube Setubalense> Narrador, narra-me uma narrativa… – Teatro Estúdio Fontenova

Dia 31 22h> Academia Problemática e Obscura (R. Deputado Henrique Cardoso) – Conversas de Teatro – O Teatro como Poder – Fernando Dacosta

SETEMBRO

Dia 02 22h> Parque do Bonfim> As Justiceiras – Teatro ao Largo

Dia 03 22h> Escola Sebastião da Gama> Canção do Vale – Teatro dos Aloés

Dia 04 22h> Escola Sebastião da Gama> Apresentação do Trabalho final da Oficina de teatro/ Educação para a Cidadania e Inclusão.

Dia 05 22h> Escola Sebastião da Gama> Apresentação do Trabalho final da Oficina de Teatro/ Educação para a Cidadania e Inclusão.
23h> Claustros do Convento de Jesus> Concerto com Baile Mandado – BAILEBÚRDIA


FIAR-Claustros-do-Convento-de-Jesus FIAR-Claustros-Convento-de-jesus PIA-Auditório-José-Afonso PIA-Auditório-José-Afonso1 OLYMPUS DIGITAL CAMERA Teatro-Estúdio-Fontenova-Escola-Sebastião-da-Gama OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA Khalid-K-França-Escola-Sebastião-da-Gama-632x718 OLYMPUS DIGITAL CAMERA O-Bando-Praça-do-Bocage. O-Bando-Praça-dop-Bocage Conversas-de-Teatro-Rui-Pina-Coelho-e-Fernando-Dacosta - Cópia Teatro-ao-Largo-Parque-do-Bonfim Teatrro-dos-Aloés-Escola-Sebastião-da-Gama Apresentação-final-da-Oficina-de-Teatro-Escola-Sebastião-da-Gama BAILEBÚRDIA-Convento-de-Jesus
<
>
Apresentação final da Oficina de Teatro- Escola Sebastião da Gama, Fotografia Pedro Soares
Teatro Estúdio Fontenova