JOSÉ MARIA DIAS | Director Artístico do Teatro Estúdio Fontenova e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro
Licenciado em Estudos Teatrais – Teatro e Comunidade, pela Universidade de Évora. No seu percurso cruzou-se com professores como Jean-Guy Lecat, Tomaz Ribas, Águeda Sena, Fernando Augusto, José Peixoto, Alexandre Sousa, Carlos Cabral, Eurico Lisboa, José Carlos Barros, Victor de Sousa, Cláudio Hochman e Mário Feliciano de quem foi assistente da cadeira de encenação.
Conta com 46 encenações de autores como: Gil Vicente, Armando Nascimento Rosa, Norberto de Ávila, Fernando Augusto, Bernardo Santareno, Luís de Sttau Monteiro, Aleksandr Galine, August Strindberg, Edward Bond, Bernard-Marie Koltès, Arnold Wesker, José Sanches Sinisterra, Fernando Pessoa e Natália Correia.
É actualmente Director do Curso Profissional – Interpretação, da Escola Sec. Sebastião da Gama, Setúbal, onde lecciona Interpretação. Leccionou também na Escola Profissional Cristovão Colombo e na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Tem apoiado, técnica e pedagogicamente, vários Clubes de Teatro de diversas escolas do Distrito de Setúbal.
Exerceu a função de Coordenador Cultural da Delegação do INATEL de Setúbal (2000 a 2003). Orientou Workshops de iniciação ao teatro na Associação Nacional de Indivíduos Sobredotados (Delegação do Distrito de Setúbal). É Director Artístico do Teatro Estúdio Fontenova e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal “Festa do Teatro”.
GRAZIELA DIAS | Actriz e Directora de Produção
No seu percurso como actriz cruzou-se com professores como Ruy de Matos, Fernando Augusto, Natália de Matos, Carlos Cabral, Luís de Matos, Teresa Norton, Helena Flor e Ângela Pinto.
É membro fundador do Teatro Estúdio Fontenova, projecto do qual o seu nome é indissociável e onde desenvolve o seu trabalho na área da interpretação.
Desde 2004, assume a direcção de produção da companhia e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal.
Trabalhou com os encenadores José Maria Dias, João Brites, Ruy de Matos, Kevin Moore, entre outros, desempenhando papéis de autores como Fernando Augusto, Bernardo Santareno, Gil Vicente, Luís de Sttau Monteiro, Norberto de Ávila, Natália Correia, Florbela Espanca, Sofia de Mello Breyner, Joaquim Murale, Fernando Passos, Manuel Couto Viana, Federico García Llorca, Richard Demarcy, Aleksandr Galine, August Strindberg, Edward Bond, Arnold Wesker, e José Sanches Sinisterra.
Fez parte da Direcção do Círculo Cultural de Setúbal.
ROSA DIAS | Actriz e Formadora
Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, na vertente de Formação de Atores, e frequência da Pós-Gradução pela mesma escola em Escritas de Cena. Participou em diversas produções, como: “Götterdämmerung”, Teatro Nacional de São Carlos, de Richard Wagner; “Na Estrada Real”, Escola da Noite, de Anton Tchékhov, encenação de António Augusto Barros; “Viriato”, Teatro da Trindade, de Freitas do Amaral, encenação de Fraga; Teatro O Bando, “Pino do Verão”, encenação, de João de Brites.
Desde 2004 faz parte da direcção do Teatro Estúdio Fontenova, em Setúbal, tendo vindo a colaborar desde 2000 como actriz, encenadora, dramaturga e formadora.
A sua participação é destacada nos espetáculos com encenação de José Maria Dias: “O Homúnculo”, de Natália Correia; “A Noite Antes da Floresta”, de Bénard Marie-Koltés; “Audição – com Daisy ao vivo no Odre Marítimo”, de Armando Nascimento Rosa; ou, “As Mãos de Abraão Zacut”, de Luís de Sttau Monteiro. Como encenadora destaca-se “Oro8orO” (também dramaturga e actriz) e “Projecto Maria Parda”, texto de Gil Vicente. Faz também parte da produção do Festival Internacional de Teatro de Setúbal.
LEONARDO SILVA | Som e Multimédia
Realizou, editou e produziu documentários, curtas, making of e institucionais para diversas associações, empresa, ou como freelancer. Realizou vídeos de espectáculos e promocionais para companhias de teatro. Trabalhou em produção e comunicação em eventos como o Festival Intern. de Teatro de Setúbal, Resarte, Março Mulher, 100 Anos da C.U.F e concertos, tertúlias, exposições, e livros como “Quando a Tróia era do Povo”.
PATRÍCIA PAIXÃO | Produtora e Intérprete
Licenciatura em Com. e Cultura, FLUL e MA em Euroculture, Prog. Erasmus Mundus, Univ. Jagiellonian, Cracóvia e Univ. Palacký, Olomouc. Frequenta o Mestrado em Artes Cénicas, pela FCSH, Univ. Nova de Lisboa. Estagiou na Fundação Culturgest; na comOn – User Marketing Agency; e na Arts, Resources and Teaching (Bangalore, Índia). Participou no programa Leonardo da Vinci, em Praga, na ONG Iniciativa ProAlt. Colaborou profissionalmente com a empresa Estrela Sustentável, Covilhã, cofundando e presidindo o Prout Research Institute of Portugal. Integrou a produção do Festival TODOS em 2016. Desde 2015 integra a direcção do Teatro Estúdio Fontenova na produção de criações e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, integrando também projectos na interpretação (R.U.R., Ah! Minha Dinamene!, A Paz Perpétua, O Triunfo das Porcas), criação e dramaturgia (Caminhos de Pan, cerco, Corpo Pequenino, Olhos de Gigante, à flor das águas). Em 2019, a sua tradução para Português (do Checo e Inglês) de “R.U.R. – Robots Universais Rossum”, é editada pela Não Edições. Tem realizado formação contínua em temas ligados à sua área de atuação, quer seja em gestão e comunicação ou artes performativas.
Colaboradores:
ARMANDO NASCIMENTO ROSA | Dramaturgista
Dramaturgo, ensaísta e criador musical. Doutorado em Estudos Portugueses (2001), mestre em Estudos Literários Comparados (1994), e licenciado em Filosofia (1988) pela Universidade Nova de Lisboa, sendo professor adjunto na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 1998, onde coordena os mestrados em Artes Performativas e em Teatro e Comunidade.
Iniciou actividade de dramaturgista no Teatro da Politécnica em 1990. Estreou-se em 2000 como dramaturgo representado no CCB com “Lianor no país sem pilhas”, peça distinguida com o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte. É autor de cerca de trinta obras dramáticas originais, tendo sido distinguido com diversos prémios ao longo da sua carreira. A sua especial atenção e estudo pela obra de Natália Correia e Fernando Pessoa são também responsáveis pela sua colaboração com o Teatro Estúdio Fontenova, em espectáculos como “O Homúnculo” e “Audição – ao vivo no Odre Marítimo”.
FERNANDO CARVALHO | Designer Gráfico
Fernando Carvalho trabalha desde 2006 como freelancer em design. Como designer destacam-se trabalhos como Festival Ibérico do Vinho, FESTRÓIA, ou Casa da Baía. Desde 2013 colabora também com o Festival Intern. de Teatro de Setúbal. Tem desenvolvido a identidade visual, a nível de logótipo e imagem, para autarquias, instituições e empresas. É desde 2012, responsável pela identidade gráfica e imagem dos materiais de comunicação e promoção do Gab. Turismo da C.M. Setúbal.
MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO | Gestão Administrativa e Financeira
Licenciatura em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais. Participou em diversos seminários como O Dilema Temporal dos Profissionais de Contabilidade, Escola Superior de Ciências Empresariais. De 1986 a 2003 trabalho para o Departamento de Contabilidade do Gabinete de Contabilidade A. Carlos Martins, desempenhando a partir de 2003 funções de Técnica Oficial de Contas. A partir de 2007, estabelece-se por conta própria e funda Contabilidade e Consultadoria Fiscal, Lda.
CARINA SOBRINHO | Formadora e Actriz
Carina Sobrinho Assembleia – Colabora com o Teatro Estúdio Fontenova desde 2014. Quer seja na produção do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, ou em projectos artísticos (ex.: Bocage na Rua, Leitura Encenada na Conferência TILA-TELA, etc). Mais recentemente, participa como atriz em espetáculos como “Ah! Minha Dinamene” e farsa chamada “Auto da Índia”.
A sua paixão é entregue de forma equitativa a áreas como o ambiente, arte e educação/animação com crianças. Desta forma e maximizando essa paixão, fez o Curso de Artes do Espectáculo – Interpretação no Secundário, terminando com Diploma de Mérito Estudantil, seguindo a sua formação na Produção Agrícola Biológica na Escola Superior Agrária de Coimbra. Neste momento, e além de já ter trabalhado na dinamização de actividades com crianças, deu aulas de Actividades Lúdico-Criativas, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular, no 1º Ciclo no Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, em Setúbal.
RICARDO CAMPOS | Actor, Cenógrafo e Artista Plástico
Estudou Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e fez o Curso de Formação de Actores da Casa do Artista. Desde 2012 que expõe regularmente e participa em diversas produções teatrais, como actor e/ou cenógrafo. Neste momento, frequenta o Mestrado em Educação Artística na Escola Superior de Educação do IPL, ao mesmo tempo que lecciona a mesma área no 1º Ciclo do Ensino Básico e em oficinas no seu Atelier.
SARA COSTA | Actriz e Formadora
Mestrado em Teatro, ramo Arte do Actor e Licenciatura em Teatro ambas pela Universidade de Évora onde trabalhou com Fernanda Lapa, Ana Tamen, Paulo Alves Pereira, Luís Varela, Tiago de Faria entre outros Professores.
Frequentou o Institut Del Teatre – Diputació de Barcelona em 2007 onde trabalhou com Roberto Romei e Jose Sanchis Sinisterra.
Integrou o espectáculo As Fúrias Ou De Como o Pai Venceu a Mãe pela Escola de Mulheres com encenação de Fernanda Lapa. Participou na Mostra de Teatro de Curta Duração – QUATRO QUARTOS no espectáculo Não Tentes Perceber O Que (Te) Escrevi com texto e encenação de A. Branco (Coprodução – Escola de Mulheres e Delphos). Integrou diversos espectáculos na Companhia Teatro Estúdio Fontenova (TEF) entre eles, O Homúnculo de Natália Correia com encenação de José Maria Dias. Integrou o espectáculo 4 Mulheres de
Coragem de Rona Munro pela Bruxa Teatro com encenação de Figueira Cid. Teve formação com Joana Pupo, Jaime Mears e Nicolau Antunes (Introdução ao Método Suzuki e ViewPoints), Matilde Javier Ciria (Oficina de Butoh), João Mota (Oficina de Teatro), Jorge Parente (Oficina de
Corpo e Voz – Método das Acções Físicas), Marina Nabais (Oficina de Contacto-Improvisação), Renato Ferracini (O Corpo como Fronteira, Lume Teatro – Campinas, Brasil), Cristina Carvalhal e Miguel Seabra (Técnicas de Improvisação Teatral), Organic Theatre -Inglaterra (Máscaras de
Commedia dell' Arte). Produtora no Festival Internacional de Teatro de Setúbal desde 2009. Professora de Expressão Dramática e Formadora de Teatro desde 2010 e de Movimento no âmbito dos cursos profissionais de Artes do Espectáculo.
WAGNER BORGES | Actor
Bacharelato em Formação de Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC – Amadora). Licenciatura em Desenho, variante Ensino, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada). Fez formação profissional em Inglaterra, Grécia, Bósnia, Espanha e Itália. Profissionalmente fez parte do elenco do Teatro Estúdio de Setúbal durante quatro anos. Em Teatro, já trabalhou profissionalmente com vários encenadores, entre eles Francisco Salgado, Jorge Fraga, José Maria Dias, Nuno Pino Custódio, Vladimir Jevtovic, Nuno Cardoso, Rogério de Carvalho, Marta Lapa, Jorge Andrade, Joaquim Benite, Luis Castro, José Wallenstein, Graham Vick, Álvaro Correia, João Brites, Isabel Medina e Rute Rocha. Tem feito regularmente trabalhos na televisão, tanto em publicidade como em ficção. Em cinema trabalhou com Bruno de Almeida, Fernando Burnay Villas-Boas e Manuel Pardal.
ZÉ NOVA | Figurinista
Estudou Arte e Design, especializou-se em Cinema de Animação – Neurones Portugal, área onde participou em diversos filmes de animação e séries televisivas de produção nacional e estrangeira. Tirou o curso de Ilustração infantil – Citen, Fundação Calouste Gulbenkian. Começou a trabalhar em teatro em 2001 como figurinista, aderecista e cenógrafo, tendo colaborado com diversas companhias teatrais de norte a sul do país. Integrou a equipa do Teatro de Animação de Setúbal, como figurinista residente, de 2008 a 2012. Actualmente, colabora como figurinista com diversas companhias de teatro, dança e animação e como Ilustrador de manuais escolares e livros infanto-juvenis para a Porto Editora e Areal Editores.