Mensagem do Teatro Estúdio Fontenova
É com grande alegria e satisfação que chegámos à X Festa do Teatro.
Cada vez mais se afirma como um momento cultural de relevo na cidade de Setúbal, continuando a proporcionar ao público autóctone e aos visitantes momentos de verdadeiro divertimento, de enriquecimento e de crescimento intelectual, no qual o teatro assume o papel de dinamizador de redes de difusão, permitindo a interligação de experiências e a movimentação de espectáculos de carácter profissional.
Do teatro, música, curtas metragens, aos espectáculos de sala e de rua, formas artísticas emergentes e de natureza pluridisciplinar, a Festa continua a ser um interlocutor entre os artistas e a comunidade, potenciando hábitos de fruição cultural, continuando a apostar na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.
Um dos objectivos da X Festa do Teatro é manter uma programação eclética e diversificada, privilegiando o nacional sem descurar a participação estrangeira. Em relação a esta última gostaríamos de uma presença mais evidenciada.
Não compreendemos porque é que sistematicamente vemos a nossa candidatura a não ser apoiada pelo M.C., o que nos permitiria esse crescimento a nível internacional pese, embora, um estudo realizado pelo mesmo apontando Setúbal com um défice cultural.
É com enorme prazer que podemos anunciar que a Festa do Teatro é uma realidade incontornável no panorama cultural da cidade de Setúbal. A sua afirmação, como o festival de teatro da cidade, é já assumida por muitas entidades com responsabilidades culturais e sociais.
Pela primeira vez, uma empresa industrial (Lisnave) com sede no concelho de Setúbal, associa-se com o seu apoio financeiro, bem como a sedimentação de uma colaboração preciosa com a Escola Secundária Sebastião da Gama. Realçamos a Câmara Municipal como principal patrocinadora, com a parceria que estabeleceu com o Teatro Estúdio Fontenova na organização do Festival.
Dez edições, duas mãos cheias de sonhos e de realizações, sempre pautadas de inconformismo e de inquietação, trouxeram-nos muitas alegrias, algumas tempestades, mas também, nos deram a força e resistência necessárias para o continuar e fortalecer os Sonhos, num profundo respeito e numa profunda comunhão, entre os fazedores de teatro e o público.
As artes como meios essenciais de nos lermos a nós próprios para rescrevermos colectivamente e sem reproduzirmos, inconscientemente, as histórias e as relações autoritárias que nos formaram, para humanizar e democratizar os nossos quartos, as cozinhas, as salas de aula, os espaços de trabalho e lazer, as comunidades e o futuro.
De 23 de Agosto a 6 de Setembro,
A Festa Faz-se!
PROGRAMA
AGOSTO
23 > 22h > Parque do Bonfim > Escola de Mulheres – Teatro ao Largo
24 > 22h > Largo Do Sapalinho > As Pequenas Cerimónias – Fiar – Centro de Artes de Rua de Palmela
25 e 26 > 22h > Academia Problemática e Obscura (R. Deputado Henrique Cardoso) > Ciclo Ilustrado – A Problemática do Teatro nos Sec.XVII e XVIII
27 > 22h > Clube Setubalense > Mostra de Curtas Metragens
28 > 22h > Teatro de Bolso > No Parapeito da Ponte – TAS – Teatro Animação de Setúbal
29 > 22h > Largo Do Sapalinho > Musiclown El Espectáculo – Cuarteto Maravilla Espanha
30 > 22h > Teatro de Bolso > Os Dias arrastam-se e as Noites Também – Teatro dos Aloés
31 > 22h > Parque do Bonfim > Catavento – Teatro das Beiras
SETEMBRO
01 e 02 > 22h > Academia Problemática e Obscura (R. Deputado Henrique Cardoso) > Ciclo Ilustrado – A Problemática do Teatro nos Sec.XVII e XVIII
03 > 22h > Escola Sebastião da Gama > A Noite Antes da Floresta – Teatro Estúdio Fontenova (estreia)
04 > 22h > Escola Sebastião da Gama > A Noite Antes da Floresta – Teatro Estúdio Fontenova
05 > 22h > Escola Sebastião da Gama > Grão de Bico – Teatro O bando
06 > 22h > Anfiteatro da Escola Sebastião da Gama > A Verdadeira História da Tomada do Carvalhal – ESTE – Estação Teatral da Beira Interior