à flor das águas (2022)

Questionamos como a cidade se integra na nossa cartografia corporal. Quais são as memórias de lugar, que histórias tece cada espaço e cada vivência? Onde estão e como se estabelecem centros, limites, periferias e fronteiras? Como circulamos e vivemos a cidade? De que forma olhamos e cuidamos os espaços naturais, como são planeados em espaço urbano?

Que amor existe a uma cidade, a um espaço natural, de que forma é que este amor resiste e renasce em interdependência e comunidade?

Ficha artística

Coordenação de projecto: Patrícia Pereira Paixão
Criação: Clara Passarinho, João Mota, Patrícia Pereira Paixão, Rafaela Bidarra, Rosa Dias, Sara Túbio Costa
Interpretação: Clara Passarinho, João Mota, Patrícia Pereira Paixão, Rafaela Bidarra, Sara Túbio Costa, Graziela Dias (voz-off)
Criação e Interpretação Musical: João Mota
Direcção de Actrizes: Rosa Dias
Voz Off (Conversas Fiadeiras): Dora Mira, Manuela Pinto, Teresa Choca, Sílvia Diogo
Apoio à Fisicalidade e Coreografia: Yael Karavan
Investigação e Dramaturgia: Patrícia Paixão e Vanessa Iglésias Amorim
Figurinos: Zé Nova
Desenho de luz: José Maria Dias e Rosa Dias
Sonoplastia: Emídio Buchinho
Luminotécnica: Rui Alves
Fotografia: Helena Tomás, Bere Cruz, Inês Monteiro Pires
Captação de vídeo e Teaser: Bere Cruz
Imagem, Design de Comunicação, Vídeo e Apoio à Produção: Tomás Anjos Barão
Vídeo e Apoio à Produção: Carolina Fernandes (Estágio ESE-IPS)
Produção e Comunicação: Graziela Dias

Agradecimentos: Fátima Ribeiro de Medeiros, LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Docapesca – Portos e Lotas, Salinas do Samouco, Casa Ermelinda Freitas e todas as pessoas que se têm juntado a nós nas conversas e contribuído para este processo.

Duração aproximada: 80 min
Classificação: M/12

O Teatro Estúdio Fontenova é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes e pelo Município de Setúbal, e associada da PerformArt e d’A Descampado.

“à flor das águas” (2022) “à flor das águas” (2022) “à flor das águas” (2022) “à flor das águas” (2022) “à flor das águas” (2022) “à flor das águas” (2022) “à flor das águas” (2022) “à flor das águas” (2022) “à flor das águas” (2022)
<
>
Fotografia por Helena Tomás

Apresentações anteriores

Estreia
Fórum Municipal Luísa Todi
6–15 Maio 2022
Quarta a sábado às 21h, domingos às 16h.
Reservas: 265 522 127 / bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt
Sessões para escolas:
11 de maio (quarta-feira) às 15h00
12 de maio (quinta-feira) às 11h00

6 Outubro 2022 / 21h30
Teatro Municipal da Covilhã
Festival ContraDANÇA

conversas fiadeiras

Este espectáculo é o resultado da investigação, conversas e histórias pessoais das pessoas que moram na Cidade do Sado ou que até lá se deslocam todos os dias para estudar ou trabalhar.

Ao longo de três meses tivemos oito momentos de contacto com o público: seis caminhadas e conversas em diferentes bairros da cidade de Setúbal e duas performances site-specific (criadas de propósito para os locais de apresentação), no Largo de Jesus e na Ribeira da Comenda, alertando também para as questões da apropriação do espaço público e do cuidado da natureza.

Toda a informação sobre este ciclo de eventos na página “conversas fiadeiras”.

Livro e banda sonora

Ao longo deste processo criativo tão rico em partilhas e conexões humanas fomos registando tudo num livro a que chamámos “diário de bordo”. Nele vão encontrar resumos das seis conversas em diferentes espaços públicos da cidade; sete pequenos textos de diferentes pessoas ligadas à cidade e ao tema deste projecto; fotografias das performances site-specific que fizemos no Largo de Jesus e na Ribeira da Comenda, fotografias de ensaio, a dramaturgia do espectáculo e um prefácio que conta em detalhe de onde vieram estas ideias e o que pretendemos.

Podem lê-lo em pdf aqui, ou comprar a versão impressa (com boa encadernação e mais agradável de ler e folhear).

A banda sonora composta pelo João Mota está a ser gravada com todo o cuidado que merece e vai ser disponibilizada em CD muito em breve. As músicas não nos saem da cabeça.

O livro custa 12€ e o CD 4€. Podem comprá-los connosco no final dos espectáculos ou pelo nosso e-mail (teatroestudiofontenova@gmail.com).