Teatro Estúdio Fontenova

Equipa

grupo

O Teatro Estúdio Fontenova foi fundado em 1986 com o objectivo estatutário de trabalhar na acção e divulgação cultural. Profissionalizou-se em 2004 e conta com mais de 70 criações teatrais e para lá de 20 edições do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – “Festa do Teatro”.
Desde o início o teatro tem sido a sua actividade principal, complementando-se por vezes com outras Artes. Acrescentando ao trabalho de pesquisa, experimentação e produção, tem desenvolvido projectos educativos com escolas e agrupamentos do concelho, promovido debates, oficinas de teatro, acolhimentos e residências artísticas. Com o intuito de estabelecer um conjunto de relações com a comunidade, outras estruturas e criadores. O TEF também traduz e edita textos e obras literárias das peças que encena.
A equipa nuclear do TEF tem sido a base de todas estas criações, caracterizada pela sua diversidade, e qualificação profissional nas áreas em que actua mais directamente.

A 15 de Setembro de 2004 recebeu a medalha de honra da cidade de Setúbal na classe de Actividades Culturais.
O Director Artístico do Teatro Estúdio Fontenova e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, José Maria Dias, recebeu em 2019 a medalha de honra da cidade de Setúbal na classe de Actividades Culturais.
O TEF é uma Estrutura Financiada pela República Portuguesa, Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Setúbal

Fontenova - Teatro de Amadores de Setúbal 1985 - Livro de Registos
Fontenova – Teatro de Amadores de Setúbal 1985 – Livro de Registos

Uma caminhada sempre pautada de inconformismo, de inquietação e de preocupações de ordem cultural e social, tem-nos levado a muitas alegrias e tempestades, mas também à criação de anticorpos contra a desistência e a apatia, continuando a desempenhar um papel de agente cultural e artístico na região, através da manutenção de um trabalho efectivo com as escolas, as instituições e a comunidade.

O teatro é o nosso respirar, é o nosso estar, é a nossa paixão, é a nossa casa, é a nossa profissão, é a nossa vida, é o nosso profundo respeito pela comunhão entre os fazedores e o público.

Teatro Estúdio Fontenova