Comunicação acessível: design de comunicação e linguagem clara

O plano do Teatro Estúdio Fontenova para o quadriénio 2023–26 inclui uma parceria com a Acesso Cultura, uma associação de âmbito nacional que trabalha há 10 anos na promoção do acesso – físico, social e intelectual – à participação cultural, eliminando as barreiras nessas três dimensões.

Esta é a primeira de uma série de formações e debates que a nossa parceria com a Acesso Cultura vai trazer a Setúbal, e dirige-se principalmente a profissionais da cultura, designers, estudantes de museologia, comunicação, marketing e design e qualquer pessoa que trabalhe com comunicação. Podem ver mais informação no site da Acesso Cultura.

A iniciativa integra as comemorações do Dia Mundial do Teatro (27 de Março), em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Descrição

Os erros na comunicação (visual e escrita) são comuns e repetidos e continuam a impedir a acessibilidade dos visitantes aos conteúdos de exposições e de outros suportes escritos (materiais de divulgação, websites, folhas de sala). Profissionais da cultura e designers queixam-se mutuamente da falta de compreensão quanto ao papel e às responsabilidades de cada parte. Através desta formação, procuramos entender melhor as necessidades dos visitantes e dos espectadores e a forma como todos aqueles que trabalham na construção e comunicação de conteúdos podem contribuir para que os mesmos sejam eficazes e acessíveis.

Público-alvo: Profissionais da cultura (especialmente quem trabalha conteúdos e se articula com designers), designers, estudantes de museologia, comunicação, marketing e design.

Formadora: Maria Vlachou, Acesso Cultura
Promotor: Teatro Estúdio Fontenova

10 Março 2023
9h30–12h30 e 14h–17h (6 horas)
Casa da Cultura, Setúbal
Inscrição: 20€ / 15€ para estudantes, desempregadas/os, menores de 25, maiores de 65 e profissionais do espectáculo.

Inscrições aqui

Mais informações: teatroestudiofontenova@gmail.com