XXI Festa do Teatro (2019)

Imagem: Fernando Carvalho

ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O SEMINÁRIO INTENSIVO “CORPO DRAMÁTICO”

Leccionado por Ricardo Gaete, de Escena Física
Local: Escola Secundária Sebastião da Gama
Data Horário: 21 a 24 de Agosto das 10h00 – 14h00
Valor: Dependente do número de participantes
Informações e Inscrições: 92 771 83 86 (disp. Whatsapp) e teatroestudiofontenova@gmail.com

Corpo Dramático: O workshop intensivo pertence ao circuito nacional e internacional que a companhia EscenaFísica realiza em festivais nacionais e internacionais complementando as áreas de criação e educação que tem como objectivo aproximar a possibilidade de transmissão de arte corporal cénica que Ricardo Gaete estudou por 8 anos com os mais importantes professores nível mundial de Mimodrama e Body Theater. Através dos módulos, o workshop permitirá que os participantes experimentem e adquiram as bases que o mundo em cena gera com uma gramática corporal cuja herança justifica o corpo do actor em palco.

Ricardo Gaete: Director, Actor e Mimo Contemporâneo formado pela International School of Dramatic Corporeal Mime, em Londres. Formado em França, Argentina, Inglaterra e Itália, estudou com mestres de renome mundial em Mimodrama e Teatro Corporal, como Marcel Marceau, Angel Elizondo, Corinne Soum, Steven Wasson e Yves Lebreton. Desde 1997, ele se aventurou no teatro, circo, televisão e cinema no país e principalmente no exterior.
Em 2009 regressa ao Chile e faz a assistência de encenação a Mauricio Celedón no re-inauguração do Malasangre para a celebração do Bicentenário do Chile, no Festival Stgo a Mil. No ano de 2011 funda em Santiago, ao lado do professor Ángel Elizondo, EscenaFísica, Corpo de Criação Cénica e a primeira Escola Internacional de Mímica Contemporânea e Teatro Corporal na América Latina. Desenvolve o seu trabalho de docência e artístico entre o Chile e vários países como Argentina, Peru, Brasil, Porto Rico e Espanha, em Festivais e Encontros nacionais e internacionais. Em 2012, estreou “ISLATERRA”.
Em 2013, encenou “NO +”, de Raúl Osorio, estreia e temporadas 2013/2014 no Teatro Nacional do Chile. Actualmente encena, interpreta e produz uma versão teatral de “LA METAMORFOSIS” de Franz Kafka, apresentada no primeiro semestre de 2016, desenvolvendo o método de ensino iniciado na sua escola e companhia, tendo raízes nas premissas físicas e ideológicas da escola do mestre francês Etienne Decroux.

Módulo I: A presença corporal-enérgica: Estudo de verbos “Ser”, e “Estar” pelos elementos do corpo de energia de Yves Lebreton, possibilidades geométricas e presença corporal no espaço do palco.

Módulo II: O corpo como uma questão de criação: Estudo do verbo “Fazer” das bio-acções cénicas juntamente com trabalho e controlo de peso, contrapesos, tónus muscular e sequências de acções e microacções

Módulo III: O Corpo, a sua Gramática e Poética: Estudo da articulação de acções e microacções como bases de uma dramaturgia para o actor. As suas tensões, distensões, esforços e dínamo-ritmos na construção de um quadro do corpo em acção.

Módulos IV & V: O corpo no palco: Estudo das categorias ou estados corporais de acção, desenvolvidos desde o início de Etienne Decroux: Desporto, sonho e estátuas móveis. Cada um representa o corpo, a sua presença e categorias de esforços, contrapesos e comportamento psicofísico no palco.

______________________________________________________________________________

CHAMADA A VOLUNTÁRI@S!
OPEN CALL TO VOLUNTEERS!

https://festadoteatro.typeform.com/to/brKoSJ

Convidamos quem queira fazer parte da nossa XXI Festa do Teatro como voluntári@ a preencher o formulário abaixo! Tal como no ano passado, farão parte de equipa animada, cheia de energia e muito criativa – com dias repletos de arte nas suas mais diversas formas!

\\ We invite whoever would like to be part of our XXIth Theater Fest as a volunteer to fill in the form! Such as last year, you will be part of a joyful team, full of energy and creativity – with days filled with art in its various forms!

______________________________________________________________________________

Apresentação à Imprensa!

Dia 11 de Julho, pelas 16h30 na Casa da Baía apresentamos a programação do nosso Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXI Festa do Teatro, acompanhada também de algumas surpresas…

Este ano homenageamos assim a maioridade. Desde quem nos acompanhou até quem nos poderá vir a acompanhar. Não esquecemos que este Festival é manifestação de um contexto local, nacional, e até global. Reflectimos o local e a cidade onde estamos inseridos, nas escolhas que fazemos ao programar e na equipa que nos acompanha, mas também no tempo que vivemos, onde a sustentabilidade ambiental e climática é ameaçada. De que forma poderá contribuir um Festival de Teatro?

Apareçam!