Equipa

JOSÉ MARIA DIAS | Director Artístico do Teatro Estúdio Fontenova e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro

José Maria Dias, Fotografia Leonardo Silva
José Maria Dias, Fotografia Leonardo Silva

Licenciado em Estudos Teatrais – Teatro e Comunidade, pela Universidade de Évora. No seu percurso cruzou-se com  professores como Jean-Guy Lecat, Tomaz Ribas, Águeda Sena, Fernando Augusto, José Peixoto, Alexandre Sousa, Carlos Cabral, Eurico Lisboa, José Carlos Barros, Victor de Sousa, Cláudio Hochman e Mário Feliciano de quem foi assistente da cadeira de encenação.
Conta com 46 encenações de autores como: Gil Vicente, Armando Nascimento Rosa, Norberto de Ávila, Fernando Augusto, Bernardo Santareno, Luís de Sttau Monteiro, Aleksandr Galine, August Strindberg, Edward Bond, Bernard-Marie Koltès, Arnold Wesker, José Sanches Sinisterra, Fernando Pessoa e Natália Correia.
É actualmente Director do Curso Profissional – Interpretação, da Escola Sec. Sebastião da Gama, Setúbal, onde lecciona Interpretação. Lecciona também na Escola Profissional Cristovão Colombo e na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Tem apoiado, técnica e pedagogigamente, vários Clubes de Teatro de diversas escolas do Distrito de Setúbal.
Exerceu a função de Coordenador Cultural da Delegação do INATEL de Setúbal (2000 a 2003). Orientou Workshops de iniciação ao teatro na Associação Nacional de Indivíduos Sobredotados (Delegação do Distrito de Setúbal).


GRAZIELA DIAS | Actriz e Directora de Produção

Graziela Dias, Fotografia Leonardo Silva
Graziela Dias, Fotografia Leonardo Silva

No seu percurso como actriz cruzou-se com professores como Ruy de Matos, Fernando Augusto, Natália de Matos, Carlos Cabral, Luís de Matos, Teresa Norton, Helena Flor e Ângela Pinto.

É membro fundador do Teatro Estúdio Fontenova, projecto do qual o seu nome é  indissociável e onde desenvolve o seu trabalho na área da interpretação.
Desde 2004, assume a direcção de produção  da companhia e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal.
Trabalhou com os encenadores José Maria Dias, João Brites, Ruy de Matos, Kevin Moore, entre outros, desempenhando papéis de autores como Fernando Augusto, Bernardo Santareno, Gil Vicente, Luís de Sttau Monteiro, Norberto de Ávila, Natália Correia, Florbela Espanca, Sofia de Mello Breyner, Joaquim Murale, Fernando Passos, Manuel Couto Viana, Federico García Llorca, Richard Demarcy, Aleksandr Galine, August Strindberg, Edward Bond, Arnold Wesker, e José Sanches Sinisterra.
Fez parte da Direcção do Círculo Cultural de Setúbal.


EDUARDO DIAS | Actor e Formador

Eduardo Dias, Fotografia Leonardo Silva
Eduardo Dias, Fotografia Leonardo Silva

Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, na vertente de Formação de Atores, e frequência da Pós-Gradução pela mesma escola em Escritas de Cena. Participou em diversas produções, como: “Götterdämmerung”, Teatro Nacional de São Carlos, de Richard Wagner; “Na Estrada Real”, Escola da Noite, de Anton Tchékhov, encenação de António Augusto Barros; “Viriato”, Teatro da Trindade, de Freitas do Amaral, encenação de Fraga; Teatro O Bando, “Pino do Verão”, encenação, de João de Brites.
Desde 2004 faz parte da direcção do Teatro Estúdio Fontenova, em Setúbal, tendo vindo a colaborar desde 2000 como actor, encenador, dramaturgo e formador.
A sua participação como actor é destacada nos espetáculos com encenação de José Maria Dias: “O Homúnculo”, de Natália Correia; “A Noite Antes da Floresta”, de Bénard Marie-Koltés; “Audição – com Daisy ao vivo no Odre Marítimo”, de Armando Nascimento Rosa; ou, “As Mãos de Abraão Zacut”, de Luís de Sttau Monteiro. Como encenador destaca-se “Oro8orO” (também dramaturgo e actor) e “Projecto Maria Parda”, texto de Gil Vicente. Faz também parte da produção do Festival Internacional de Teatro de Setúbal.


BRUNO MORAES | Músico e Actor

Bruno Moraes, Fotografia Leonardo Silva
Bruno Moraes, Fotografia Leonardo Silva

Concluiu o Curso Básico de Piano no Conservatório Regional de Setúbal. Estagiou na Orquestra Portuguesa das Escolas de Música. Trabalhou como cantor e actor com o Coro de Câmara de Setúbal e a Tokyo Opera Association na ópera “The Forgotten Boys – What Xavier left in Japan”. Foi membro do Coro Odyssea em Lisboa. Integra a direcção do TEF, participando como actor e compositor em vários espectáculos.
É actualmente doutorando em Neurociências pela Universidade do Porto.


SARA COSTA | Actriz e Formadora

Sara Costa, Fotografia Leonardo Silva
Sara Costa, Fotografia Leonardo Silva

Licenciatura em Teatro pela Universidade de Évora. Mestra em Arte do Actor pela mesma Universidade. Frequentou o Institut Del Teatre – Diputació de Barcelona inserido no programa Erasmus em 2007.

Participou nos workshops: Corpo e Voz – Método das acções físicas com Jorge Parente (assistente de Zigmunt Molik), Elementos tradicionais das danças brasileiras coordenado por Jesser de Souza (Lume teatro – Brasil), Máscaras de Commedia dell’ Arte coordenado por BIanca Mastrominico e John Dean dos Organic Theatre (Inglaterra), O Corpo como Fronteira coordenado por Renato Ferracini (Lume teatro – Brasil), Biomecânica Teatral por Roberto Romei (Espanha), Técnicas de Improvisação Teatral com Cristina Carvalhal, Nicolau Antunes e Miguel Seabra e Stanislavski e o trabalho do actor sobre si mesmo com Luís Varela, Estratégias de Criação Teatral Contemporânea com João Garcia Miguel, Pierre Etienne Heymann e Tiago Rodrigues. Trabalhou com Ana Tamen, Figueira Cid, Fernanda Lapa, Paulo Alves Pereira, Luís Varela, Eduardo Dias e José Maria Dias.
Actriz e formadora no Teatro Estúdio Fontenova desde 2009. Produtora no Festival Internacional de Teatro de Setúbal (Festa do Teatro) desde 2009. Professora de Expressão Dramática desde 2010 e exerce, também, desde 2011 a docência de Movimento e História da Cultura e das Artes no âmbito dos cursos profissionais de Artes do Espectáculo.


LEONARDO SILVA | Som e Multimédia

Leonardo Silva, Fotografia Maria Poeiras
Leonardo Silva, Fotografia Maria Poeiras

Realizou, editou e produziu documentários, curtas, making of e institucionais para diversas associações, empresa, ou como freelancer. Realizou vídeos de espectáculos e promocionais para companhias de teatro. Trabalhou em produção e comunicação em eventos como o Festival Intern. de Teatro de Setúbal, Resarte, Março Mulher, 100 Anos da C.U.F e concertos, tertúlias, exposições, e livros como “Quando a Tróia era do Povo”.

Foi Júri no FESTRÓIA 2014 – International Film Festival Setúbal, e Subdirector de O SUL Jornal Cultural e Debates. Destaca o seu papel como programador cultural da Prima Folia, crl.

Colaboradores:

ARMANDO NASCIMENTO ROSA | Dramaturgista

Dramaturgo, ensaísta e criador musical. armandoDoutorado em Estudos Portugueses
(2001), mestre em Estudos Literários
Comparados (1994), e licenciado em Filosofia (1988) pela Universidade Nova de Lisboa, sendo professor adjunto na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, desde 1998, onde coordena os mestrados em Artes Performativas e em Teatro e Comunidade.
Iniciou actividade de dramaturgista no Teatro da Politécnica em 1990. Estreou-se em 2000 como dramaturgo representado no CCB com “Lianor no país sem pilhas”, peça distinguida com o Prémio Revelação Ribeiro da Fonte. É autor de cerca de trinta obras dramáticas originais, tendo sido distinguido com diversos prémios ao longo da sua carreira. A sua especial atenção e estudo pela obra de Natália Correia e Fernando Pessoa são também responsáveis pela sua colaboração com o Teatro Estúdio Fontenova, em espectáculos como “O Homúnculo” e “Audição – ao vivo no Odre Marítimo”.


 RICARDO CAMPOS | Actor, Cenógrafo e Artista Plástico

Ricardo Campos, Fotografia Leonardo Silva
Ricardo Campos, Fotografia Leonardo Silva

Estudou Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e fez o Curso de Formação de Actores da Casa do Artista. Desde 2012 que expõe regularmente e participa em diversas produções teatrais, como actor e/ou cenógrafo. Neste momento, frequenta o Mestrado em Educação Artística na Escola Superior de Educação do IPL, ao mesmo tempo que lecciona a mesma área no 1º Ciclo do Ensino Básico e em oficinas no seu Atelier.


WAGNER BORGES | Actor

12195993_10154301356619256_1759288643094290089_nBacharelato em Formação de Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC – Amadora). Licenciatura em Desenho, variante Ensino, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada). Fez formação profissional em Inglaterra, Grécia, Bósnia, Espanha e Itália. Profissionalmente fez parte do elenco do Teatro Estúdio de Setúbal durante quatro anos. Em Teatro, já trabalhou profissionalmente com vários encenadores, entre eles Francisco Salgado, Jorge Fraga, José Maria Dias, Nuno Pino Custódio, Vladimir Jevtovic, Nuno Cardoso, Rogério de Carvalho, Marta Lapa, Jorge Andrade, Joaquim Benite, Luis Castro, José Wallenstein, Graham Vick, Álvaro Correia, João Brites, Isabel Medina e Rute Rocha. Tem feito regularmente trabalhos na televisão, tanto em publicidade como em ficção. Em cinema trabalhou com Bruno de Almeida, Fernando Burnay Villas-Boas e Manuel Pardal.


ZÉ NOVA | Figurinista

11223995_10205415779490123_4577503196675677586_n

Estudou Arte e Design, especializou-se em Cinema de Animação – Neurones Portugal, área onde participou em diversos filmes de animação e séries televisivas de produção nacional e estrangeira. Tirou o curso de Ilustração infantil – Citen, Fundação Calouste Gulbenkian. Começou a trabalhar em teatro em 2001 como figurinista, aderecista e cenógrafo, tendo colaborado com diversas companhias teatrais de norte a sul do país. Integrou a equipa do Teatro de Animação de Setúbal, como figurinista residente, de 2008 a 2012. Actualmente, colabora como figurinista com diversas companhias de teatro, dança e animação e como Ilustrador de manuais escolares e livros infanto-juvenis para a Porto Editora e Areal Editores.


MÁRIO PEREIRA | Técnico Luz, Som e multimédia

mariopereira

Com uma formação polivalente nas áreas de Electrónica, Electromecânica, Telecomunicações e Manutenção Industrial, trabalha desde 2004 como: técnico de audiovisuais (instalação e operação de equipamento de áudio, luz e vídeo); manager de energia para eventos; e técnico de back-line.

Participa regularmente, em regime freelancer, nos eventos organizados pelas seguintes entidades: Associação Passos e Compassos, Associação Momentum, Associação G.R.A.C.E., Teatro Estúdio Fontenova, Megali, e Good Mood. Nomeadamente em espectáculos de: musica ao vivo, dança contemporânea, teatro, multimédia, conferências e festivais. Tem sido também facilitador em acções de formação de técnicos de audiovisuais e electricistas ligados á industria das artes e espectáculo. E, mais recentemente, encontras e envolvido em projectos de energias renováveis, aplicados a eventos artístico/culturais.


MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO | Gestão Administrativa e Financeira

12376221_1067501059935719_6311791631273626864_n

Licenciatura em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais. Participou em diversos seminários como O Dilema Temporal dos Profissionais de Contabilidade, Escola Superior de Ciências Empresariais.  De 1986 a 2003 trabalho para o Departamento de Contabilidade do Gabinete de Contabilidade A. Carlos Martins, desempenhando a partir de 2003 funções de Técnica Oficial de Contas. A partir de 2007, estabelece-se por conta própria e funda Contabilidade e Consultadoria Fiscal, Lda.


 FERNANDO CARVALHO | Designer Gráfico

Fernando Carvalho, Fotografia Leonardo Silva
Fernando Carvalho, Fotografia Leonardo Silva

Fernando Carvalho trabalha desde 2006 como freelancer em design. Como designer destacam-se trabalhos como Festival Ibérico do Vinho, FESTRÓIA, ou Casa da Baía. Desde 2013 colabora também com o Festival Intern. de Teatro de Setúbal. Tem desenvolvido a identidade visual, a nível de logótipo e imagem, para autarquias, instituições e empresas. É desde 2012, responsável pela identidade gráfica e imagem dos materiais de comunicação e promoção do Gab. Turismo da C.M. Setúbal.

 


PATRÍCIA PAIXÃO | Comunicação e Produção

bocage
Patrícia Paixão, Fotografia Leonardo SIlva

Com formação em Comunicação e Estudos Culturais (Lic. Comunicação e Cultura, FLUL; MA em Euroculture, Programa Erasmus Mundus, Jagiellonian Univ. e Palacký Univ.) Tem participado e colaborado em projectos e com entidades ligados à intervenção artística e à capacitação social, tanto em Portugal, como no estrangeiro. As suas áreas de actuação têm incidido na dinamização cultural e gestão de eventos, assim como apoio à produção e comunicação.