Teatro Estúdio Fontenova

Equipa


grupo

O Teatro Estúdio Fontenova nasceu oficialmente a 15 de Setembro de 1985 e tem uma actividade profissional regular desde 2004.

Tem dedicado o seu trabalho à pesquisa, experimentação e produção, criando as condições para que o trabalho artístico possa concretizar-se, ser visto e partilhado pelo público e pela comunidade, procurando estabelecer um conjunto de relações com outras estruturas e criadores.

O percurso do TEF foi sendo reconhecido pelo público, crítica e instituições culturais, o que conferiu ao projecto solidez e dimensão cultural e acrescentou uma responsabilidade para com a comunidade. Além da criação artísica, inclui no seu trabalho a formação, actividades pedagógicas com adolescentes e idosos, acolhimento de projectos de outros criadores e estruturas de criação na partilha do espaço ou integradas no Festival Internacional de Teatro de Setúbal – Festa do Teatro.

No seu historial conta com 57 criações teatrais, a organização de dezassete “Festas de Teatro” – festival que acolhe companhias nacionais e estrangeiras, com debates, música, projecções de cinema e exposições.

A 15 de Setembro de 2004 recebeu a medalha de honra da cidade de Setúbal de mérito cultural.

Fontenova - Teatro de Amadores de Setúbal 1985 - Livro de Registos
Fontenova – Teatro de Amadores de Setúbal 1985 – Livro de Registos

Uma caminhada sempre pautada de inconformismo, de inquietação e de preocupações de ordem cultural e social, tem-nos levado a muitas alegrias e tempestades, mas também à criação de anticorpos contra a desistência e a apatia, continuando a desempenhar um papel de agente cultural e artístico na região, através da manutenção de um trabalho efectivo com as escolas, as instituições e a comunidade.

O teatro é o nosso respirar, é o nosso estar, é a nossa paixão, é a nossa casa, é a nossa profissão, é a nossa vida, é o nosso profundo respeito pela comunhão entre os fazedores e o público.